O Ius Commune organiza sua atuação a partir de quatro eixos: (1) grupo de estudos; (2) pesquisa; (3) eventos; (4) intercâmbio acadêmico.

…………………………………………………………………………………………………………………

O (1) grupo de estudos opera através da dinâmica de encontros semanais, organizados em torno de um tema comum – o módulo do semestre - e o correspondente cronograma de leituras.

Sob a supervisão do monitor e por meio de um sistema de relatorias, busca-se, a partir de uma perspectiva histórica, compreender e discutir os textos selecionados, colocando em evidência as continuidades e as rupturas emergentes.

A participação no grupo de estudos é aberta a toda comunidade acadêmica, rendendo certificado de participação e de relatoria aos que observem os requisitos de presença (75%) e de atividade, respectivamente.

Para se inscrever, basta comparecer à primeira reunião de cada módulo.

…………………………………………………………………………………………………………………

A (2) pesquisa realizada no Ius Commune envolve estudantes desde a etapa de iniciação científica (graduação) até a de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), ademais de professores e pesquisadores de trajetória consolidada. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos são publicados em livros e periódicos de alcance nacional e internacional, além de serem socializados em diversos eventos acadêmicos - alguns, inclusive, regularmente promovidos pelo Ius Commune.

…………………………………………………………………………………………………………………

Os (3) eventos organizados primam pela presença de palestrantes oriundos da UFSC e de outras instituições, nacionais e estrangeiras, buscando estimular a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores.

…………………………………………………………………………………………………………………

O (4) intercâmbio acadêmico é fruto dos acordos do Ius Commune com importantes centros de pesquisa no exterior, particularmente com as universidades de Roma (La Sapienza), Milão, Florença, Macerata, Frankfurt e Lisboa. O processo, destinado a estudantes e professores, envolve desde a vivência de semestres letivos inteiros em universidades estrangeiras até viagens mensais para pesquisa de campo.